Em 2008 um grupo de jovens da periferia, moradores do bairro Vila Flávia – São Mateus – Zona Leste de São Paulo, descontentes com a precariedade da região, diante da falta de oportunidades, tanto em educação, lazer e cultura, decidiram agir, e fundaram um espaço sócio cultural para proporcionar entretenimento aliado ao conhecimento, nomeado como “Espaço São Mateus em Movimento”.
Os idealizadores, Negotinho e Toddy OPNI, fundaram o espaço na intenção de proporcionar, por meio de atividades culturais diversas, entretenimento e conhecimento à população local, principalmente ao público jovem. A proposta era de criar um espaço onde a comunidade pudesse encontrar informações e oportunidades, promovendo o compartilhamento e a colaboração entre todos.
Desde sua fundação o espaço oferece diversas oficinas culturais voltadas às crianças e aos jovens, tais como: graffiti, capoeira, música, contação de histórias e teatro. Nestas atividades, além das competências técnico-artísticas, também são abordados uma série de conteúdos transversais, tais como: contexto histórico da região; desigualdade social; drogas; sexualidade; etc…
A partir de 2011, com o amadurecimento das ações culturais realizadas, o “Espaço São Mateus em Movimento” se torna uma associação, passando a se chamar “Associação Centro de Arte Educação São Mateus em Movimento”. Sua diretoria é formada, principalmente, por agentes culturais, entre eles representantes de coletivos culturais como: “Grupo OPNI”, “Rima Fatal da Leste” e “Berço do Samba de São Mateus”.
O status de associação trás também uma ampliação no escopo de atividades desenvolvidas para a comunidade. A partir de 2011 o espaço se torna o maior articulador da dinâmica cultural local, passando a: promover eventos que envolvem diversos agentes culturais periféricos; ceder espaço físico para atividades de outros coletivos culturais; e apoiar diferentes ações socioculturais na região de São Mateus.